China lança Passaporte de saúde para Covid – 19
Passaporte de saúde da China – No início deste mês de Março ocorreu o lançamento do Passaporte digital na China. Primeiramente esse passaporte é destinado aos cidadãos chineses. Segundo o portal de comunicação, Uol, o Governo da China conta que esse aplicativo é como um certificado digital (também tem a opção de papel) de saúde para viagens internacionais em forma de aplicativo para smartphones. Além disso, foi divulgado no dia 9 de Março de 2021, uma plataforma que dá acesso para a obtenção desse certificado, a WeChat. No momento, somente cidadãos chineses podem utilizar esse sistema.
O Passaporte Digital contará com informações pessoais e de saúde do viajante, as autoridades chinesas irão verificar por meio dele o histórico de vacinação e resultados de testes de Covid-19 do cidadão. O aplicativo também conta com um código de QR criptografado, que permite a cada país ter informações sobre aquele determinado viajante.
Passaporte de saúde da China – Como funcionam os códigos?
Esse código já é utilizado na China para a diminuição da proliferação do vírus. Os códigos na China são utilizados para dar acesso ao transporte nacional e espaços públicos, para que mostre antes de estar em contato com a população se aquele cidadão teve contato com uma pessoa infectada ou se recentemente esteve em algum local que possui muitos casos de contaminados.
Qual o objetivo desse aplicativo?
Além de intensificar o monitoramento de pessoas que estão infectadas ou já foram, esse passaporte também tem o objetivo de impulsionar a recuperação econômica mundial e facilitar a travessia de fronteira, de acordo com o pronunciamento do Ministério das Relações Exteriores da China.
No entanto, um grande desafio a ser discutido para o retorno de viagens internacionais é o compartilhamento de uma tecnologia que tenha garantia entre os países para um Passaporte de Saúde uniforme.
Quem pode ter esse aplicativo?
Bom, até o presente momento somente os cidadãos chineses podem ter acesso a esse aplicativo.
Quem pode viajar para a China?
A fronteira para turismo na China ainda permanece fechada. No entanto, alguns viajantes podem entrar na China com certas condições, os estrangeiros permitidos, são:
- Diplomatas;
- Pessoas com Visto de Residência;
- Pessoas com Visto de Trabalho;
- Empresários;
Observação:
Assim que chegar a China esse estrangeiro deve cumprir uma quarentena de 14 dias em um hotel destinado pelo governo. Todos esses determinados gastos são custo da própria pessoa. Além disso, todos devem apresentar um teste negativo para Covid-19 no momento do embarque e no desembarque realizar um novo teste.
Travel Pass – Passaporte de Saúde Digital
Determinadas companhias áreas estudando a possibilidade de produção de um Passaporte de Saúde Digital que seja bem esclarecedor entre as transportadoras. Sendo assim, a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) já apresentou e está utilizando em forma de estudo o Passaporte, Travel Pass. Esse determinado Passaporte já vem sendo usado por algumas companhias aéreas como um experimento desse sistema.
O post Passaporte de saúde da China apareceu primeiro em Visto Chinês.